Dá Redação
AGRESPI e Governo do Estado visitam unidades operacionais da Águas do Piauí em Floriano
Acompanhar de perto os investimentos e as melhorias realizadas pela Águas do Piauí nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Floriano. Esse foi o objetivo da visita técnica realizada na última quarta-feira, dia 17, por representantes da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Piauí (AGRESPI) e do Governo do Estado.
Durante a agenda, a comitiva percorreu unidades operacionais da concessionária em Floriano para verificar, pessoalmente, o funcionamento dos sistemas de captação, tratamento e distribuição de água, além das estruturas responsáveis pelo esgotamento sanitário da cidade.

A programação incluiu visitas à unidade de captação de água no Rio Parnaíba, à Estação de Tratamento de Água (ETA), poços de abastecimento, Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e lagoas de estabilização.Os
participantes puderam conhecer todas as etapas do processo, desde a captação da água bruta até a distribuição para os consumidores, bem como os procedimentos adotados para o tratamento do esgoto.

De acordo com o gerente executivo da Águas do Piauí na Regional Cerrado, Rosivaldo Araújo, a visita permitiu apresentar os avanços alcançados pela concessionária e reforçar a transparência das ações desenvolvidas no município.
Segundo ele, a presença de representantes da AGRESPI e do Governo do Estado é uma oportunidade para demonstrar, na prática, os investimentos realizados, as melhorias operacionais implantadas e os resultados obtidos na prestação dos serviços de saneamento básico.
Durante o percurso, também foram apresentados indicadores operacionais, melhorias implementadas nos sistemas e ações voltadas ao aumento da eficiência dos serviços oferecidos à população.
O secretário estadual do Planejamento, Washington Bonfim, destacou a importância de acompanhar de perto as operações e os investimentos realizados no setor. Para ele, visitas técnicas como essa permitem compreender melhor os desafios e os avanços do saneamento na região, além de fortalecer o diálogo entre o poder público, a agência reguladora e a concessionária.
A agenda foi encerrada com uma reunião de avaliação entre os participantes. A visita reforçou a importância da integração entre a concessionária, os órgãos reguladores e o Governo do Estado para a ampliação dos investimentos e o fortalecimento dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Floriano e em toda a região.